Palestras marcam inauguração de Núcleo de Solução de Conflitos do TRT-SP

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT-SP foi inaugurado na noite desta terça-feira (21/06) no auditório do Fórum Ruy Barbosa. O evento foi conduzido pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Nelson Nazar: “A conciliação faz parte da cultura da Justiça do Trabalho e agora vamos dar um passo além para o cumprimento da emenda nº 45 da Constituição Federal”.

A Desembargadora Lilian Mazzeu, coordenadora do Núcleo, explicou brevemente seu funcionamento: “Este núcleo, que é resultado de um amadurecimento do movimento pela conciliação que ocorre neste Tribunal desde 2008, não funcionará de forma rígida. Aceitaremos sugestões dos senhores advogados. A partir de hoje receberemos inscrições de processos e no próximo dia 15 de agosto as atividades de conciliação começarão efetivamente”.

A Juíza coordenadora do movimento para conciliação do CNJ, Mariella de Arruda Pollice Nogueira, foi a primeira palestrante da noite, abordando um breve histórico da conciliação e os três pilares que a sustentam: inteligência, centralização e capacitação.

O Desembargador aposentado do TJ-SP, Kazuo Watanabe, um dos responsáveis pela elaboração da Resolução do CNJ que dispõe sobre a política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário (Resolução nº 125), foi o segundo palestrante: “A novidade que esta Resolução traz, inclusive no âmbito da Justiça do Trabalho, onde a conciliação é o ponto central, é a criação de uma política pública para tratamento mais adequado aos conflitos”.

A solenidade foi encerrada com uma homenagem do TRT-SP ao Desembargador Kazuo Watanabe. A Desembargadora Ivani Contini Bramante entregou a placa ao homenageado da noite.

Após os trabalhos, os participantes do evento foram recebidos pelo Presidente em exercício da AMATRA-SP, Juiz Antonio Pimenta Gonçalves, na Sede da Associação.

Estiveram presentes à cerimônia, na composição da Mesa, a Desembargadora Lilian Gonçalves, Diretora da Escola Judicial do TRT-2; o Presidente da Comissão de Direito Trabalhista, Eli Alves da Silva, representante da OAB-SP; e o Diretor-Secretário da AMATRA-SP, Juiz Antonio Pimenta Gonçalves, que representou a AMATRA-SP.
 

Imprimir